domingo, 15 de abril de 2012

Verbo to make vs verbo to do.

O Verbo to make e o verbo to do ambos os verbos  tem o mesmo significado em português, que é o nosso verbo fazer. Nesse caso quando temos que usar esse verbo, sempre surge a dúvida de quando usamos (to make) e quando usamos (to do). Existem algumas regras que podem nos ajudar, mas na minha opinião temos que aprender o verbo como é falado e pronto, pois se queremos dizer algo em inglês usando um desses verbos não temos tempo de ficar pensando, ah aqui uso a regra tal, ou oh só um pouquinho , agora sim a regra é essa. Então a coisa complica, mais assim mesmo vou colocar as regras que são explicadas para que vocês tenham uma noção. E depois sem regras colocarei um lista com o verbo (to make) e outra com o verbo (to do).
Veja a regras:  Usa-se o verbo to do para atividades, para expressar atividades ou trabalhos diários, objetos fisicos, também é dito que o verbo to do é usado para aquilo que se faz com a mente.
Usamos o verbo (to make), para construções de prédios e criações, também para expressar uma atividade que cria algo que você possa tocar.Também é usado para expressar aquilo que se faz com as mãos.
Bem como disse anteriormente fica bem complicado ficar relacionando os verbos com essas regras e causa muita confusão na hora de falar ou escrever.

Existem duas regras básicas e faceis de serem usadas, que essa  sim funciona, mais estarei postando em outra aula.
Mas a melhor maneira de aprender o uso desses verbos é aprender como é usado e pronto. Tem também o uso do verbo to do e to make que fogem as regras e não tem o significado de fazer, mais sim outro significado, isso ficará para outro post.

Vejamos agora alguns exemplos:

Verbo to make:

1 - make friends: fazer amigos.
2 - make a speech: fazer um discurso.
3 - make plans: fazer planos.
4 - make an effort: fazer um esforço.
5 - make an exception: fazer uma exceção.
6 - make a choice: fazer uma escolha.
7 - make a promise: fazer uma promeça.


Verbo to do:

1 - do a dictation: fazer um ditado.
2 - do an exercise: fazer um exercico.
3 - do a favor: fazer um favor.
4 - do it over again: fazer de novo.
5 - do the right thing: fazer a coisa certa.
6 - do a translation: fazer uma tradução.
7 - do overtime: fazer hora extra.


Bem pessoal, como eu disse esse verbo tem muitas coisa que precisam ser estudadas, pois tem mais de 100 exemplos com o verbo (to do) e (to make), e ainda temos aqueles que fogem as regras com eu disse, darei dois exemplos um com cada verbo mais falarei mais sobre isso em outra postagem, pois vou dividir essa aula em mais etapas, porque o tema é muito usado e tem bastante material.

Exemplo:

1 - Do time in prison: cumprir pena na prisão.(ou somente do time: cumprir pena).
2 - Make my bed: arrumar minha cama.

Bem com eu disse no começo é melhor aprender o verbo em si e não ficar se prendendo a regras, é um verbo muito usado, e se eu continuar com mais exemplos vai ficar muita informação.

No próximo post falarei das duas regras que sempre são usadas com o verbo (to make) e com o verbo
(to do), essa sim sempre precisam ser usadas desse jeito, caso contrario estaremos falando errado. Logo depois darei alguns exemplos com frases.
Bem pessoal, por hoje é isso, até a próxima.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário